Volta às aulas com o Google Classroom

07/05/2020

Depois de muito pesquisarmos e refletirmos com empatia, dedicação, respeito e carinho, chegamos a essas orientações que têm o intuito de nortear e contribuir com nossas práticas.

Todo o processo exigirá muito esforço porque rapidamente nossos alunos, no meio de todo esse cenário de condições adversas, terão que utilizar de forma competente vários recursos tecnológicos. Não será fácil e compreendemos isso.
Passaremos a produzir videoaulas, videoconferências (Chats), fóruns, reuniões virtuais e todo aparato necessário para uma aprendizagem remota em plataformas digitais e salas de aulas virtuais que servirão de espaço para 
orientações e devolutivas pedagógicas.


Nesse processo, será contemplado pela instituição a comunicação, diversidade de propostas e atividades feitas remotamente que podem, inclusive, ser consideradas como avaliações.
A metodologia de avaliação será dividida em três etapas:
Prova Mensal – de 0 a 10 (desenvolvida diretamente na Plataforma);
Prova Bimestral – de 0 a 10 (desenvolvida direto na Plataforma);
Participação, cumprimento dos prazos e entrega das atividades – de 0 a 10.


As aulas serão atrativas, diferenciadas e visando sempre uma aprendizagem significativa.

A plataforma escolhida para o desenvolvimento dos trabalhos será a Google Classroom – dinâmica e
bastante intuitiva;


I. O Google Classroom é uma ferramenta de sala de aula online e gratuita. Para ter acesso ao recurso, acesse o seguinte endereço:
https://classroom.google.com/ ou digite na busca do Google a palavra Classroom;
II. Para utilizar a ferramenta, é necessário possuir uma conta do Google – Por uma questão de  organização, só será permitido a entrada das contas dos alunos, do contrário, os professores não conseguirão acompanhar a participação e a entrega de atividades;
III. Em seguida, acesse sua conta do Google e clique em Continuar;
IV. Na tela seguinte, você irá escolher participar da turma adicionando o código fornecido pela escola.


Todos os planos de ensino foram adaptados para esse novo tipo de abordagem, seguirão um cronograma horário diferente do presencial e as aulas serão divididas em duas etapas:


I. Videoaulas de no máximo 30 minutos. Os modelos e as ferramentas escolhidas para as aulas podem ser diferentes porque cada professor escolherá a que for mais pertinente para os conteúdos por ele abordados;
1. Todas as aulas ficarão arquivadas na Plataforma;
2. Para cada disciplina poderão ser geradas atividades e avaliações para serem feitas diretamente na Plataforma.

II. Videoconferências de no máximo 30 minutos. A plataforma escolhida é o Zoom.
1. Será necessário baixar o aplicativo no dispositivo que será usado (celular ou computador): http://zoom.us/download;
2. O professor abrirá uma sala de bate papo e irá compartilhar com os alunos o link no Classroom. Basta clicar no link para ser direcionado para o Chat.
3. Após cada videoaula o professor ficará durante 30 minutos, ao vivo, na sala de bate papo para fazer correções, dar instruções e sanar dúvidas. Esses Chats acontecerão 3 vezes por dia para que o aluno/família possa se organizar e participar de todos ou somente daquele que couber dentro da sua rotina diária.

LIÇÕES DE CASA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1: Teremos um modelo híbrido – Atividades em papel serão criadas pelas professoras e disponibilizadas para que os pais retirem e façam a devolução das já desenvolvidas no final de cada
semana (Faremos um teste para analisar se essa estratégia é significativa). Toda sexta-feira, das 13 às 14 horas, poderão retirá-las e já entregar as atividades que foram desenvolvidas anteriormente.

 

LIÇÕES DE CASA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2: De acordo com o indicado pelos professores.

MATERIAL: Os alunos deverão estar com todos os livros e cadernos necessários para acompanhar as aulas e apesar do formato ser diferente, o Planejamento/Cronograma será seguido. Os livros precisam fazer parte do processo e as atividades serão desenvolvidas e corrigidas, normalmente. É fundamental e imprescindível que os exercícios do livro sejam feitos. O Chat também será usado para as correções;

As avaliações bimestrais que ainda se encontram por fazer serão entregues no dia 22 de Maio, das 13 às 14 horas para que sejam desenvolvidas em casa e deverão ser devolvidas no dia 29 de Maio, no mesmo horário. Sabemos que não é a melhor estratégia, mas no momento não queremos gerar mais um complicador. As futuras avaliações serão desenvolvidas dentro da plataforma;

Trabalharemos com novas ferramentas, assim sendo terá que haver um rearranjo de tudo que planejamos para que possamos alcançar nossos objetivos. O mote é sempre uma aprendizagem significativa.

Hoje, mais do que nunca, será importantíssimo nos organizarmos para apoiarmos uns aos outros para que o trabalho possa ser o mais tranquilo possível e sem que ninguém fique impossibilitado de acessar as propostas pedagógicas e manusear a plataforma.

Os impactos dessa situação que estamos vivenciando é um misto de sentimentos como a solidariedade e a empatia, mas também de ansiedade, tristeza e medo. Nesse momento, esses sentimentos são compreensíveis e queremos garantir que estamos gratos. Reconhecemos que todos estão buscando e se empenharão com dedicação na adaptação aos modelos de ensino digital e aos novos roteiros que teremos que seguir. Acreditamos que, apesar da forma abrupta e inesperada, todo esse processo nos trará muitos ganhos.
SIGAMOS JUNTOS, conectados e apoiando-nos uns aos outros.
A instituição seguirá as normas de segurança e higiene, mas todos precisam colaborar comparecendo com máscaras de segurança e respeitando o distanciamento social.

Agradecemos imensamente a participação e compreensão de todos.
Direção e Coordenação Pedagógica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Desde que o isolamento social foi decretado, em meados de março de 2020, o Colégio Ateneu Brasília começou a pensar em alternativas para continuarmos...

O que estamos fazendo para continuar dando aulas durante a pandemia do COVID-19?

28.07.2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes

09/20/2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Colégio Ateneu Brasília

Conheça nossas duas unidades, em Santos SP

COLÉGIO ATENEU BRASÍLIA
UNIDADE 01 - Rua Alfredo Albertini, 236 - Marapé - Santos/SP - Tel.: (13) 3239-7892   UNIDADE 02 - Av. Sen. Pinheiro Machado, 802 - Santos/SP - Tel.: (13) 3225-1849

E-mail: secretaria@ateneubrasilia.com.br
 

© Todos os direitos reservados

  • Instagram ícone social
  • Facebook Colégio Ateneu Brasília