top of page

Do Nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

O nomadismo é uma forma de vida que caracterizou os primeiros grupos humanos durante o Paleolítico e parte do Neolítico. Os nômades eram aqueles que não se fixavam em um lugar, mas se deslocavam pelo território em busca de alimento, água e abrigo. Eles viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes da natureza.


O nomadismo foi uma forma de adaptação às condições ambientais e às mudanças climáticas que ocorreram ao longo da pré-história. Os nômades seguiam o ciclo das estações, os movimentos dos animais e as variações dos recursos naturais disponíveis. Eles também desenvolveram técnicas e instrumentos para facilitar suas atividades, como o uso do fogo, a fabricação de ferramentas de pedra e osso, a confecção de roupas de pele e a pintura rupestre.


No entanto, o nomadismo não foi a única forma de vida humana na pré-história. A partir do final do Neolítico, há cerca de 10 mil anos atrás, alguns grupos humanos começaram a desenvolver a agricultura e a domesticação de animais. Essas inovações permitiram que eles produzissem seu próprio alimento e armazenassem excedentes para períodos de escassez.


A agricultura e a domesticação de animais possibilitaram a sedentarização dos povos, ou seja, o estabelecimento permanente em um local. Os povos sedentários construíram moradias mais duráveis e complexas, como cabanas, tendas e casas de barro. Eles também organizaram sistemas sociais mais hierárquicos e diversificados, com divisão de trabalho, lideranças políticas e religiosas, classes sociais e propriedade privada.


A sedentarização dos povos foi um fator importante para o surgimento das primeiras civilizações da Antiguidade, como as do Egito Antigo, Mesopotâmia, China, Índia, entre outras. Essas civilizações se desenvolveram em regiões férteis próximas a rios ou mares, onde podiam praticar uma agricultura intensiva e irrigada. Elas também criaram sistemas de escrita, leis, calendários, arte, arquitetura, ciência, religião, comércio etc.


Portanto, podemos dizer que o nomadismo foi uma etapa importante na história, mas que não se extinguiu completamente com o advento da agricultura. Ainda hoje existem povos nômades no mundo, como os beduínos no deserto, os tuaregues na África, os lapões na Escandinávia etc. Esses povos mantêm suas tradições culturais adaptadas ao meio ambiente em que vivem.


Se você deseja que seu filho se desenvolva como um cidadão crítico e conhecedor da história do mundo, o Colégio Ateneu Brasília tem o programa perfeito para você.


Nossos professores altamente qualificados oferecem aulas dinâmicas e interativas que incentivam o aprendizado significativo, utilizando recursos didáticos atualizados e adaptados às necessidades dos alunos.

Além disso, nossos alunos participam de atividades extracurriculares que enriquecem ainda mais a experiência educacional.


Não perca mais tempo! Entre em contato conosco pelos números (13)

3239-7892 ou (13) 3225-1849 para saber mais sobre nossos cursos e matrículas. Estamos ansiosos para ajudar seu filho a se tornar um cidadão crítico e conhecedor da história do mundo. 🌍




Não deixe de ver o dia a dia de nossa escola em nosso Instagram, @colegioateneubrasilia

Commenti


Em Destaque
Notícias Recentes
bottom of page